Cultura Marítima Brasileira

Cultura Maritima Brasileira

Cultura Marítima Brasileira:
uma viagem pela história náutica do país

APRESENTAÇÃO
A embarcação histórica Tocorimé Pamatojari, maior navio veleiro de madeira do Brasil, funciona como uma Plataforma de Cultura e Educação. Em 2013/2014 o Tocorimé levará a programação “Cultura Marítima Brasileira”para apresentação em 22 cidades da costa do Brasil. As atividades previstas serão realizadas gratuitamente a bordo.
Em uma parceria com a USP, a Marinha do Brasil, o Museu Nacional do Mar, entre outros, uma  incrível exposição interativa sobre a história náutica e cultura marítima do Brasil estará montada abordo da embarcação. Com o Tocorimé atracado nos principais Portos das cidades visitadas, a exposição itinerante “Cultura Marítima Brasileira”promoverá gratuitamente atividades de cunho cultural e educativo, e estará aberta gratuitamente para visitação pública e visitas previamente agendadas com escolas.
O objetivo da programação interativa, focada principalmente nos estudantes e comunidades costeiras, é fomentar em novas mentes a importância fundamental do mar para o desenvolvimento sustentável brasileiro.

Cultura e Educação Marítima

A exposição a bordo do Tocorimé Pamatojari será uma viagem pela história náutica brasileira em seus múltiplos aspectos. O objetivo do programa é apresentar a cultura marítima da nossa costa e demonstrar a todos a imensa importância do mar para o desenvolvimento cultural, econômico e social do país.
A exposição é apresentada por monitores educativos que promovem as atividades interativas e acompanham grupos por todas as seções da exposição. Organizada por linha temporal e temática, a exposição contextualiza a história marítima por meio das imagens e objetos em exibição, muitos deles manuseados pelos visitantes em dinâmicas monitoradas.
Durante o planejamento do projeto houve a preocupação em utilizar elementos cenográficos e teatrais que permitirão aos visitantes “viajar no tempo”, com atividades interativas e atrativos lúdicos, particularmente especiais para captar a atenção de crianças e jovens.

Programação – Conteúdo
Percorrendo os espaços de exposição dentro da embarcação, o visitante encontrará farto material visual e interativo. A Exposição Itinerante “Cultura Marítima Brasileira”apresentará:
★ a história do desenvolvimento da cultura marítima e da navegação brasileira: desde as canoas indígenas, perfeitamente esculpidas em troncos de árvores, até as embarcações tecnologicamente avançadas como: superpetroleiros, unidades flutuantes de armazenamento e transferência, navios porta-contêiner e plataformas de extração de petróleo
★ a história do desenvolvimento comercial, econômico e cultural marítimo: da época colonial aos dias atuais, destacando os anos emblemáticos do setor marítimo (expansão comercial)
★ a história econômica e cultural da construção naval no país, destacando personalidades e companhias importantes nesse processo, como o Barão de Mauá, Arsenais da Marinha, Lloyd Brasileiro, Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Nacional de Navegação Costeira e os programas federais (Fundo da Marinha Mercante – FMM e o Programa de Modernização e Expansão da Frota – PROMEF )
★ a modernização da navegação brasileira no transporte de pessoas e comércio de mercadorias. A história da criação da frota mercante nacional, e dos portos marítimos do Brasil. Criação de Mecanismos Federais de expansão naval.
★ a importância da Marinha do Brasil na constituição e manutenção da integridade territorial, e episódios marcantes da história naval brasileira
★ a diversidade dos barcos tradicionais brasileiros, originárias de todo o país: jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras, baleeiras, etc
★ miniaturas de modelismo náutico e maquetes de diversos tipos de embarcações: caravelas, galeões, embarcações de madeira, aço, plataformas de petróleo, navios petroleiros, etc…
★ acervo de antigos e atuais instrumentos de navegação, objetos de bordo, material relacionado à Hidrografia, Sinalização Náutica e Navegação, cartas náuticas brasileiras, cartas históricas e tratados marítimos multi-laterais
★ a importância e a herança sócio-cultural das comunidades pesqueiras e dos portos
★ vídeo sobre o uso de diversos tipos de embarcações, e o modo como os homens as utilizam no desempenho de determinadas atividades
★ esquetes teatrais, contando histórias e poemas baseados na literatura marítima
★ trilha sonora de fundo com músicas folclóricas de diversas regiões costeiras brasileiras Estudantes, famílias e público em geral embarcarão em uma encantadora e fantástica viagem pela história náutica do país!

Durante a programação acontecerão também, em horário alternativo a exposição, palestras e debates focados na importância marítima para o desenvolvimento sustentável.

Público alvo:
a. público geral por meio da visitação gratuita nos portos de atracação
b. alunos da rede escolar pública e privada (idade foco de 10-17 anos)
c. formadores de opinião: sustentabilidade\responsabilidade corporativa, mídia, ciência (participação em seminários, debates, workshops, palestras a bordo)
d. interatividade virtual, portal de internet e aplicações de smartphone-tablets
Expectativa de Participação do Público:
Visamos atender o seguinte público direto e indireto (estimado), com a programação de 6 e 12 meses:
Público Alvo  15 meses  atuação

a. público geral: 250.000 direto
b. alunos: 65.000 direto
c. formadores de opinião: 15.000 direto
d. interatividade virtual: 1.000.000 indireto

Total: 1.330.000 direto e indireto
Divulgação & Mídia:
Internet: www.tocorime.net     Facebook:Tocorime  \  PlataformaTocorimé       Twitter:tocorime
Youtube:tocorime  Blog:darwintocorime.wordpress.com  Instagram:tocorime Flikr: tocorime
Infra-estrutura para: Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Relações Institucionais
Integração junto ao Centros de Divulgação local, nacional e internacional como: NAVE
Contrapartidas Institucionais
Contrapartidas de Imagem (simplificada)
★Inserção da logomarca da Empresa (i) em todos os materiais impressos de divulgação (cartazes, flyers, banners a bordo, convites), (ii) na página de abertura do site do projeto, que será lançado na etapa de produção e será constantemente atualizado, (iii) no uniforme dos tripulantes e monitores educativos
★Menção ao patrocínio da Empresa em todos os comunicados enviados à imprensa e durante entrevistas; Criação de ambiente para fotos oficiais a bordo, tendo ao fundo banner com a marca da Empresa.
Contrapartida Social
★ A empresa patrocinadora será parceira de uma iniciativa que promove, estimula e fomenta a consciência civil e corporativa sobre a importância marítima para o desenvolvimento sustentável do
país.
Contrapartida Negocial
★ O Tocorimé Pamatojari ficará à disposição para eventos corporativos do patrocinador durante o projeto.